Dependência Química

Dependência Química: Sintomas, Tratamentos e Causas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza a Dependência química como sendo doença ocorrida pelo uso descontrolado de uma ou mais substancias psicoativas (aquelas sustâncias que causam algum tipo de alteração no funcionamento de cérebro). As drogas psicoativas, como o álcool, a maconha ou a cocaína, produzem efeitos por vezes agradáveis e por vezes desagradáveis. Elas sempre causam alterações no cérebro e com isso uma mudança das funções psicológicas, como a atenção, a memória, a percepção sensorial ou a forma de se relacionar com o mundo.

Quando o uso de Drogas vira uma Doença?

Muitas vezes as pessoas utilizam drogas sendo elas legalizadas ou não, mas quando isso ocorre o indivíduo está sujeito a perder o controle, fazendo com que isso afete tanto a sua vida, quanto a vida das pessoas ao seu redor.

Todo ser humano corre o risco de desenvolver dependência.  A dependência é uma doença grave, pois modifica o modo que o dependente percebe o mundo, as pessoas e a sua relação com a droga. Além de perder o controle sobre o uso, deixando de ser apenas um usuário, o dependente químico também sofre com as consequências da droga no seu corpo. Então, antes da utilização de qualquer tipo de substancias, deve-se conhecer seus efitos, tanto positivos, quanto negativos.

Fatores de Risco

Existem determinadas características e situações que podem aumentar ou diminuir a probabilidade do surgimento e da agravação de problemas com substâncias químicas. Essas situações são conhecidas como Fatores de Risco.

Os Fatores de Risco podem varias para cada um dos indivíduos, fazendo com que cada sujeito ao ser apresentado para uma substância reaja de uma maneira diferente, levando-se em conta a personalidade, o ambiente e a genética da família pela qual a pessoa está inserida.

Podemos então destacar:

• Fatores de Risco: genética, transtornos psiquiátricos (ex: transtornos de conduta), falta de monitoramento dos pais, disponibilidade do álcool
  • Fatores Protetores: religião, controle da impulsividade, supervisão dos pais, bom desempenho acadêmico, políticas sobre drogas.

Sintomas da Dependência Química

Dentro os principais sintomas podemos destacar:

• Desejo pela substância de forma incontrolável
  • Perda de controle/Dependência
  • Aumento da Tolerância, a pessoa precisará usar mais quantidades para atingir os efeitos que eram obtidos no começo.
  • A substituição de atividades importantes como o lazer ou trabalho pelo uso da droga

Sintomas de Abstinência

• Tremores
  • Sudorese
  • Ansiedade e Euforia
  • Alucinações (para sustâncias mais pesadas)
  • Palpitações/taquicardia

Tratamento

O tratamento do usuário dependerá das suas características pessoais, sendo elas: a quantidade ingerida pelo corpo, o padrão de uso, se a pessoa já apresentou ou apresenta sintomas de dependência ou de ordem emocional, física e interpessoal.

A avaliação do paciente deve envolver vários profissionais da saúde como: médicos, enfermeiros, psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais e psiquiatras. Tendo como objetivo reduzir sistematicamente a influência do reforço derivado do uso da droga e do estilo de vida relacionado ao abuso e aumentar a frequência do reforço derivado de outras atividades mais saudáveis, principalmente as incompatíveis com o uso continuado.

A Terapia Cognitivo Comportamental visa auxiliar o paciente a: examinar a sequências de conhecimentos na vida o usuário que o levaram ao comportamento atual, identificar com o paciente como ele concedeu o uso da droga e construir um sistema de controle para ajudar nos impulsos dos comportamentos dependentes.