blog

Psicanálise

Psicanálise é um ramo clínico teórico que tem como finalidade buscar as respostas pata o funcionamento da psique humana.

A Teoria Psicanalista foi fundada por Sigmund Freud, onde ele afirma que grande parte dos processos psíquicos ocorrem no inconsciente humano, caracterizando que todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos ficam "armazenados". Somente um especialista na área, pode a partir de práticas psicanalistas, analisar e determinar as possíveis explicações para o comportamento e o tratamento de seus pacientes.

Esse modelo de terapia é voltado para o discurso do paciente, pois ao falar uma pessoa revela a suas emoções, angustias sentimentos e frustrações. Para a psicanálise existe toda uma realidade psíquica em que são considerados desde cenas específicas de relatos da vida do paciente, quanto sonhos, pois tudo isso apresenta um real valor para a análise da percepção de mundo do paciente. 

Popularmente, a psicanálise ficou mais conhecida em filmes e desenhos por apresentar o modelo do Divã, mas na prática vai mais alem.

Quando devemos procurar um psicanalista?

Os sintomas podem ser diversos, podendo ser físico, emocionais, provindo das realações sociais, amorosas ou da falta delas. Muitas vezes os sintomas não estão muito evidentes podem estar presentes na repetição de hábitos ou comportamentos e na demonstração de pequenas peculiaridades.