blog

Psicodinâmica

Psicodinâmica é o estudo e teorização sistêmicas de agentes psicológicos que agem sobre o comportamento humano, enfatizando a interação entre as motivações do inconsciente e da consciência.

O que é a Psicodinâmica? 

A Psicodinâmica consiste em uma abordagem terapêutica que afirma que todos os nossos atos e comportamentos são derivados pelos processos mentais vindos do nosso inconsciente e que a grande maioria das causas dos transtornos e processos adquiridos ao longo da vida, são frutos de acontecimentos na infância.

As relações sociais que uma pessoa apresenta diz muito sobre a visão de mundo dela, o que faz com que, quando somos crianças e estamos sendo inseridos na sociedade, estabelecemos relações de dependência a partir de laços de afeto, sobre a pessoa ao qual nos cria. Quando nos tornamos adultos todos os acontecimentos da infância remetem de alguma forma em nossas vidas, podendo ser desde a forma de ver o mundo, até a forma como nos relacionamos afetivamente com outras pessoas, por conta disso o período infantil costuma ser o ponto de partida da Psicodinâmica.

Lida-se bastante com a ansiedade na psicodinâmica, pois resulta de conflitos internos do individuo, através do uso de vários mecanismos de defesa do corpo humano, principalmente na mente, que reduzem a ansiedade distorcendo a realidade, em vez de resolverem o conflito, por conta disso essa abordagem é muito importante para o tratamento, pois ela faz o individuo lidar com os seus "demônios" internos para que assim consiga evoluir o tratamento.