Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico é caracterizado como um transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não se tenha motivos.

O que é Síndrome do Pânico?

A Síndrome do Pânico é um dos transtornos de ansiedade mais comum na atualidade, geralmente é identificando a pessoa que sofre de um ataque de medo e pânico de forma espontânea, repentina ou inesperada, podendo ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora. Os episódios geralmente são marcados por uma grande taxa de ansiedade podendo ser associados a sintomas físicos, a maioria das pessoas que apresenta afirma que se assemelha a um ataque cardíaco, esses episódios são seguidos de preocupações com a possibilidade de ocorrer um novo ataque, o que faz com que afete a vida do indivíduo, dificultando o seu dia-a-dia.

Causas

As causas exatas sobre o que porque ocorre são desconhecidas, pois elas podem variar de pessoa para pessoa e também deve-se levar em conta fatores como família, trabalho e relações sociais. Mas a ciência moderna acredita ter alguns fatores que auxiliem uma pessoa a desenvolver esse tipo de transtorno, sendo eles:

• Genética
  • Estresse
  • Temperamento forte e suscetível ao estresse
  • Alterações neurológicas

O indivíduo sente-se muitas vezes sobrecarregado ou aterrorizado, mesmo que ele não esteja em uma situação que seja preocupante ou que agrave perigo. Esse sentimento pode surgir em questão de minutos, mesmo sem apresentar um contexto, dando início assim a uma crise, que podem levar de 5 a 10 minutos, até uma hora, variando para cada individuo.

É importante resaltar que não existe idade específica para que ocorra, mas na maioria dos casos costuma-se acontecer na fase final da adolescência para o início da idade adulta, mas pode afetar adultos com mais de 30 anos e idosos, no caso de crianças é mais difícil conseguir estabelecer o diagnóstico.

Como Identificar?

Existem alguns sintomas que nos ajudam a identificar uma crise, sendo eles:

• Palpitações, coração batendo ou aceleração cardíaca
  • Sudorese
  • Tremores ou estremecimentos
  • Sensações de falta de ar ou sufocação
  • Sentimentos de bloqueio
  • Dor no peito ou desconforto
  • Náuseas ou desconforto abdominal
  • Sentir-se tonto, instável, com cabeça leve ou desmaiar
  • Calafrios ou sensações de calor
  • Parestesia (sensações de dormência ou formigamento)
  • Náuseas
  • Dificuldade para engolir
  • Medo de perder o controle das situações e do próprio corpo
  • Medo de morrer

Então, pode-se afirmar que uma pessoa em uma situação de crise apresentará pelo menos três desses sintomas.

Tratamento

Existe tratamento para uma pessoa que sofra da Síndrome do Pânico, sendo ela a partir do encaminhamento psicoterápico.

O sucesso do tratamento varia de pessoa pra pessoa, pois cada um responde uma forma diferente, fazendo com que alguns possam ter uma grande melhora em poucos meses e outros levarem mais tempo. Mas, em uma visão geram o tratamento consiste em reduzir o número de crises, assim como sua intensidade e recuperação mais rápida, dependendo da gravidade da situação o tratamento pode ocorrer de forma mais intensa, principalmente se o paciente for também diagnosticado com depressão, ansiedade ou sofrer por abuso de substâncias químicas.