blog

Teoria Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas.

O que é a Teoria Cognitivo Comportamental?

A Teoria Cognitivo Comportamental (TCC) baseia-se em uma abordagem terapêutica estruturada, diretiva e com metas bem esclarecidas definidas pela parceria do psicólogo com seus pacientes. É focada no agora, sem tanta relevância com o passado do paciente, fazendo com que se consiga tratar desde diversos problemas emocionais, como comportamentos disfuncionais (TOC), depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química e entre outros.

Como Funciona a TCC?

O terapeuta tem um papel ativo, colaborativo e educativo. Ele prepara o paciente através de técnicas e atividades de casa e realizadas no próprio consultório, a fim de mudar pensamentos e crenças. Isto possibilitará mais conhecimento sobre o funcionamento emocional e comportamental do paciente.

Na TCC caracteriza-se um trabalho de parceria, onde se tem uma troca de conhecimentos com os pacientes, apresentando sempre técnicas para desenvolver e trabalhar melhor a terapia a fim de prever a melhora. O terapeuta tem como objetivo educar o paciente em relação ao seu transtorno ou em relação os problemas do cotidiano, a fim de fazer com que ele consiga compreender melhor como tudo isso afeta a sua vida e quais os aspectos em que o sujeito possa modificar ou trabalhar para a sua contribuição.