blog

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador ou muito marcante da vida de uma pessoa.

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é caracterizado por se tratar de um distúrbio de ansiedade, onde o indivíduo pode apresentar sinais de sintomas físicos e emocionais, por conta de ter sido vítima de algum tipo de violência ou ameaça da sua própria vida ou a de outras pessoas. Fazendo com que ao se lembrar do fato ocorrido ou vivenciar algo parecido, o sujeito apresenta um quadro característico de alterações neuropsíquicas que fazem com que desencadeie o distúrbio.

Causas

As causas são as mais variadas possíveis, mas elas sempre estão atreladas a situações que envolvem violência, que podem ser tanto física como psicológica, e a situações que envolvam a ameaça de vida do próprio sujeito como de outras pessoas. Muitos fatores podem desencadear um transtorno, podem ser coisas mais simples como: assistir uma simples cena de luta no cinema ou presenciar uma briga de rua, como também fatores mais elaborados como: sofrer algum dia de violência psicológica ou verbal.

Quando fala-se em ameaça da vida temos que considerar alguns outros fatores como: fator físico, fator psíquico (ameaças como assédio, humilhações e outras violências psíquicas), fator social (micro e macro social) e ainda o fator espiritual. Em todas essas situações se caracteriza um quadro de TEPT.

Sintomas

Existem alguns sintomas característicos de quem apresenta TEPT, podemos sitar entre eles:

  • Reexperiência traumática: pesadelos e lembranças espontâneas, involuntárias e recorrentes (flashbacks) do evento traumático- revivescência.
  • Fuga e esquiva: afastar-se de qualquer estímulo que possa desencadear o ciclo das lembranças traumáticas, como situações, contatos ou atividades que possam se ligar às lembranças traumáticas.
  • Distanciamento emocional: diminuição do interesse afetivo por atividades, pessoas, que anteriormente eram prazerosas, diminuição de afetividade.
  • Hiperexcitabilidade psíquica: reações de fuga exagerados, episódios de pânico (coração acelerado, transpiração, calor, medo de morrer...), distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância (estado de alerta).
  • Sentimentos negativos: sentimentos de impotência e incapacidade em se proteger do perigo, perda de esperança em relação ao futuro, sensação de vazio.

Tratamento

O tratamento de quem possui Transtorno do Estresse Pós-Traumático é visado em alguns fatores, sendo eles: a diminuição dos sintomas, a prevenção de novas e outras complicações, melhoria das relações sociais, a melhoria das relações afetivas e familiares e o tratamento das possíveis sequelas que possam ser geradas ao longo da vida do paciente.

O tipo de linha mais indicada para o tratamento da TEPT é a Teoria Cognitivo Comportamental (TCC), que pode levar de meses a anos, dependendo do estado da saúde mental em que o paciente se encontra, podendo assim variar de paciente para paciente.